Blog de Notícias de NOVA FRIBURGO








Cursos gratuitos Cevest Nova Friburgo RJ 2015

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos Cevest Nova Friburgo RJ 2015, que ajudarão na qualificaçã o de novos profissionais para o mercado de trabalho da localidade, localizada na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Vinculado à ...

Vaticano é informado sobre sagração irregular ocorrida em Nova Friburgo-RJ

Rio de Janeiro - A Nunciatura Apostólica no Brasil enviou ao Vaticano o comunicado da Diocese de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, comunicando sobre a sagração irregular promovida no município no último dia 19 de março pelo bispo britânico d.

Syren: com Paul Di’anno em Nova Friburgo

O SYREN tem um compromisso com o primeiro vocalista do IRON MAIDEN, Paul Di’anno. A banda fará, não só a abertura para o vocalista, mas também fará o pré-lançame nto de seu segundo álbum, ‘Motordevil’. …

Com seca inédita de Ziquinha, Frizão tem números inexpressivos no ataque

Pela frente, talvez. Os números do setor ofensivo da equipe de Nova Friburgo na competição são inexpressivos e encontram, inclusive, um reforço na seca inédita de um jogador em específico: Ziquinha - o atacante, um dos mais relevantes jogadores do ...

Ana Cañas em Nova Friburgo neste sábado

A cantora e compositora Ana Cañas traz a Nova Friburgo “Coraç&atild e;o inevitável”, com canções de sua autoria, além de versões arrebatadoras de clássicos como: “Codinome Beija-Flor” (Cazuza), “Retrato em br…

Ferj divulga datas e horários dos jogos das duas últimas rodadas do Carioca

Na rodada decisiva, na próxima quarta, Maracanã não tem previsão de receber qualquer partida A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj ... o Vasco joga contra o Friburguense, em Nova Friburgo. Na briga por uma vaga no G-4, os três ...

Secretaria de Serviços Públicos intensifica trabalho de limpeza em Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou mais um sistema de mutirão de limpeza por vários pontos da localidade. A secretaria atende atualmente 34 bairros no trech…

NOVA FRIBURGO APROVADA CRIAÇÃO COMISSÃO DA SAÚDE

A comissão será empossada nesta quinta-feira, 26, sob a presidência do vereador Christiano Huguenin (SD). O vereador Sérgio Louback (PSC) será o relator. Outros três parlamentares, Éder Carpi, o Ceará…

Crise da Petrobras atinge Nova Friburgo

A crise da Petrobras está trazendo muitos friburguenses de volta para casa, principalmente os que deixaram o municipio para morar e trabalhar em Macaé, Cabo Frio, Rio das Ostras e Campos.Arquivado em:…

Dia Mundial Florestal será celebrado em Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo, em comemoração ao Dia Mundial Florestal, que será festejado neste sábado, 21 de março, realizará evento no Parque Municipal Juarez Frotté, no Cascatinha, às 9h. Na ocasi…

Manifestação em Nova Friburgo: manifestação pacífica com gritos de “fora Dilma”

Os manifestantes, aproximadamente 500 pessoas se concentraram na Praça Dermeval Barbosa Moreira e em seguida se dirigiram a Avenida Alberto Braune,  O protesto teve Hino Nacional, faixas e cartazes. O…

Jorge e Mateus se apresentam dia 26 em Nova Friburgo

Os ingressos podem ser adquiridos nas Lojas SAF (Friburgo, Cordeiro e Bom Jardim), Rezende Construções (Centro e Conselheiro), Serrana Carnes (Duas Pedras), Bazar Opção Eletrônicos e Brinquedos (Centr…

drone que irá monitorar práticas sustentáveis em Nova Friburgo

Governo do Rio e Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha firmam parceria   Na quinta feira foi realizado os primeiros testes  do drone da parcer ia entre o Ministério Federal da Educação e Pesqui…

Últimas notícias de NOVA FRIBURGO RJ:

 Ferj divulga datas e horários dos jogos das duas últimas rodadas do Carioca Na rodada decisiva, na próxima quarta, Maracanã não tem previsão de receber qualquer partida A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj ... o Vasco joga contra o Friburguense, em Nova Friburgo. Na briga por uma vaga no G-4, os três ...

Nova Friburgo, RJ, terá programação da Semana Santa em 55 paróquias A Diocese de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, divulgou a programação da Catedral de São João Batista, que começa a partir deste domingo (29). Até o dia 5 de março, os fiéis poderão participar de missas, procissões e vigílias. As ...

NOVA FRIBURGO RJ tspan:3m NOVA FRIBURGO RJ


Friburguense e Volta Redonda empatam em 1 a 1 Jogando na tarde deste domingo no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo/RJ, o Friburguense ganhou a equipe do Volta Redonda em duelo válido pela décima terceira rodada do Campeonato Carioca de 2015. Mesmo atuando em casa, o Friburguense conseguiu ...

Luta contra a degola tem rodada de fogo no Carioca Por fim o Volta Redonda, que tem 19 pontos e está garantido na elite nacional, visita o Friburguense no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo (RJ), às 16 horas. Os anfitriões, com nove pontos, ainda correm risco. Pelo regulamento, os dois últimos ...

Nova Friburgo, RJ, terá Inventário de Oferta Turística Através de parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Prefeitura de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, terá um Inventário da Oferta Turística do município.

Bombeiros do Rio de Janeiro abrem 300 vagas em nova seleção Os candidatos serão avaliados por avaliação objetiva, que será aplicada em 7 de junho nas localidades do Rio de Janeiro, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Volta Redonda.

Fepro em abril só em Nova Friburgo no Nova Friburgo Country Clube, a maior Feira da Promoção do Estado do Rio de Janeiro – a FEPRO 2015. Além de aproveitar os descontos nos tradicionais estandes comerciais, o público poderá desfrutar de uma grande variedade de atrações, que irão ...





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Olho Vivo com a corrupção em NOVA FRIBURGO

O programa Olho Vivo no Dinheiro Público existe desde setembro de 2003 e foi criado por meio de parceria entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e a organização não-governamental (ONG) Avante - Qualidade, Educação e Vida. Em princípio, o nome era Projeto de Mobilização e Capacitação de Agentes Públicos, Conselheiros Municipais e Lideranças Locais e visava orientar os agentes públicos municipais sobre práticas de transparência na gestão, a responsabilização e a necessidade do cumprimento dos dispositivos legais, bem como contribuir para o desenvolvimento e o estímulo do controle social.

A ampliação, o fortalecimento e a instrumentação do controle social são prioridades do Olho Vivo. Sua realização pode ocorrer de modo espontâneo, individualmente, no interior das associações civis e organizações não governamentais, ou por meio dos conselhos de políticas públicas instituídos por lei. Ações de estímulo ao controle social podem incrementar o trabalho dessas instituições, melhorando seus resultados.

Em sua fase atual, o programa Olho Vivo no Dinheiro Público está voltado principalmente para a capacitação dos cidadãos para o exercício do controle social dos recursos públicos, com atividades presenciais e a distância, incluindo instrução teórica e aulas práticas in loco nas áreas de saúde, educação e assistência social. Faz parte também do Olho Vivo no Dinheiro Público a criação e distribuição de questionários, cartilhas e manuais com informações sobre o exercício do controle social, inclusive abordando programas de governo específicos, como o Bolsa Família. [18]




COMO RENOVAR O FIES EM NOVA FRIBURGO?

Os estudantes que fizeram contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 2014 podem ficar tranquilos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o sistema que vem sendo aprimorado ao longo dos anos ficará aberto até o dia 30 de abril.

Com a prorrogação do prazo, o MEC garante ao alunos beneficiados a renovação dos seus contratos. “A qualquer momento que fizer o aditamento, ele vale desde o início do semestre”, lembrou o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa.

O secretário reiterou que a lentidão no sistema, enfrentada por alguns alunos, está sendo corrigida. “Nós já tivemos uma grande melhora nesta semana, por isso atingimos mais de 830 mil contratos aditados, e nos próximos dias teremos ainda mais celeridade no processo.”

Além de garantir a renovação de 1,9 milhão de pessoas, o Ministério da Educação está com mais vagas para novos contratos. “Elas serão distribuídas entre os cursos com qualidade em Persas regiões do Brasil” explicou.

Vagas

Até o momento, o governo federal ofereceu, para este ano, 205 mil vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 213 mil bolsas para o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Em nota anterior, a pasta ressalta que usa critérios de qualidade, distribuição regional e disponibilidade de recursos para liberar os financiamentos, e que os cursos com nota 5 (avaliação máxima) serão todos oferecidos. Nos que têm notas 3 e 4, são considerados aspectos regionais como, por exemplo, localidades que historicamente receberam menos financiamentos.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar após 18 meses da conclusão do curso.

Desde 2010, o Fies acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

O que é o aditamento?

Aditamento é o processo de renovação contratual que no caso do Fies, deve ser realizado a cada início de semestre.

O aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento, se Pidem em simplificados e não simplificados. O aditamento simplificado ocorre quando não há alteração de cláusulas contratuais do financiamento do estudante, já o não simplificado acontece quando há alguma alteração das cláusulas contratuais do financiamento do estudante.

A renovação é feita via Sistema Informatizado do Fies (SisFIES), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado.

O percentual do financiamento poderá ser elevado?

O percentual mínimo de financiamento pelo Fies é de 50% do valor dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino.

O percentual só poderá ser aumentado somente na condição de estudante bolsista parcial do ProUni, desde que a bolsa do ProUni seja no mesmo curso e instituição onde possui o financiamento estudantil. A solicitação deve ser efetuada durante o aditamento de renovação semestral.

Para mais dúvidas e informações acesse o site do Fies em Perguntas Frequentes ou ligue para Central de Atendimento 0800 616161. Também é possível enviar uma mensagem no serviço de autoatendimento do MEC.

Saiba mais

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Fontes:

Portal Brasil com informações do Ministério da Educação, Agência Brasil e Programa de Financiamento Estudantil

[25]



Vaticano é informado sobre sagração irregular ocorrida em Nova Friburgo-RJ


Rio de Janeiro - A Nunciatura Apostólica no Brasil enviou ao Vaticano o comunicado da Diocese de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, comunicando sobre a sagração irregular promovida no município no último dia 19 de março pelo bispo britânico d.



Com seca inédita de Ziquinha, Frizão tem números inexpressivos no ataque


Pela frente, talvez. Os números do setor ofensivo da equipe de Nova Friburgo na competição são inexpressivos e encontram, inclusive, um reforço na seca inédita de um jogador em específico: Ziquinha - o atacante, um dos mais relevantes jogadores do ...
Ferj divulga datas e horários dos jogos das duas últimas rodadas do Carioca Na rodada decisiva, na próxima quarta, Maracanã não tem previsão de receber qualquer partida A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj ... o Vasco joga contra o Friburguense, em Nova Friburgo. Na briga por uma vaga no G-4, os três ...
Nova Friburgo, RJ, terá programação da Semana Santa em 55 paróquias A Diocese de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, divulgou a programação da Catedral de São João Batista, que começa a partir deste domingo (29). Até o dia 5 de março, os fiéis poderão participar de missas, procissões e vigílias. As ...
Friburguense e Volta Redonda empatam em 1 a 1 Jogando na tarde deste domingo no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo/RJ, o Friburguense ganhou a equipe do Volta Redonda em duelo válido pela décima terceira rodada do Campeonato Carioca de 2015. Mesmo atuando em casa, o Friburguense conseguiu ...
Luta contra a degola tem rodada de fogo no Carioca Por fim o Volta Redonda, que tem 19 pontos e está garantido na elite nacional, visita o Friburguense no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo (RJ), às 16 horas. Os anfitriões, com nove pontos, ainda correm risco. Pelo regulamento, os dois últimos ...

Um serviço para ajudar os que sofrem com as drogas em NOVA FRIBURGO?

O serviço de teleatendimento do Ligue 132, que presta auxílio a familiares e usuários de drogas, teve aumento de 13% das ligações relacionadas à cocaína e derivados, como o crack, em 2014. Das 26.051 ligações atendidas no call center de janeiro a novembro de 2014, 12.189 foram relacionadas a cocaína e crack, o que representa 46% dos atendimentos realizados no ano. Em 2013, esse volume foi de 33%.

Esta é a maior busca de informação sobre uma substância já registrada no serviço, que está em atividade desde 2005. De acordo com a supervisora do Ligue 132, Bárbara Diniz, esse aumento pode ser em função da expressiva divulgação referente aos problemas do uso de cocaína e derivados na mídia. “Muitos ligam pedindo informações a respeito das consequências do uso e aproveitam para aumentar a rede de apoio em busca de tratamento. Às vezes o indivíduo é orientado a também buscar auxílio profissional para outras comorbidades apresentadas, como depressão, ansiedade e entre outros.”

Para atender a esses casos específicos, o Ligue 132 desenvolveu uma metodologia própria, com apoio aos indivíduos tornando cada atendimento único. De acordo com a coordenadora de pesquisa do Ligue 132, Maristela Ferigolo, quem procurar orientações pelo Ligue 132 poderá encontrar atendimento personalizado. “Com profissionais capacitados, o serviço se preocupa em ouvir tanto o usuário quanto o familiar e presta aconselhamento personalizado por meio da intervenção breve motivacional estimulando-os a refletir e mudar seu comportamento-problema.”

Para a coordenadora do programa, Helena Maria Tannhauser Barros, “o aumento na busca de orientações e informações sobre cocaína e crack não significa que houve aumento no uso e, sim, que usuários de drogas e familiares estão mais conscientizados quanto aos problemas do uso de cocaína e quanto a possibilidade de obter auxílio para a mudança de comportamento”,

Os estados que mais buscaram informações e orientações sobre cocaína foram São Paulo, com 2.056 atendimentos, Rio de Janeiro, com 1.028, e Rio Grande do Sul, com 993. Os usuários de drogas foram quem mais buscaram ajuda no Ligue 132, sendo responsáveis por 47% dos atendimentos referentes à cocaína. Os familiares também tiveram uma fatia considerável com 44% dos atendimentos.

Saiba mais sobre o Ligue 132

O Ligue 132 é um serviço do programa “Crack, é possível vencer”, financiado pelo Governo Federal, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas no país, atendendo a casos de álcool, tabaco, cocaína, maconha e entre outras substâncias. É uma parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e AMTEPA. O serviço atende de forma sigilosa e anônima 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana. [24]


Novidade para a população de NOVA FRIBURGO: dá pra saber se a pessoa tem Aids só com a saliva, em meia hora.

O teste oral de HIV

O procedimento para saber se a pessoa tem Aids foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem, entre suas vantagens, a mobilidade, pois não é necessário ter um espaço laboratorial para a coleta e diagnóstico.

A iniciativa utiliza fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste coletora e, em aproximadamente 30 minutos, já é possível obter o resultado.

Os testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País, que tiveram a possibilidade de ir até grupos de risco, que são homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Agora, para o Carnaval, as ONGs se organizam para realizar saídas em bares, boates e festas durante toda a semana de folia.

Ariane Sena, 23 anos, estudante de psicologia, participa do projeto em Salvador, na Bahia, com a Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que, desde 1989, atua na prevenção do HIV/AIDS e apoia as pessoas que convivem com o vírus.

“O legal do projeto é que a gente vai até o encontro das pessoas, onde quer que elas estejam, então nós vamos em orlas, saunas gays, casas de prostituição e está sendo muito bom. A gente entende a dificuldade de travestis e transsexuais chegarem a laboratórios, a gente nem sempre é respeitada e nem somos chamadas pelos nossos nomes sociais, como queremos ser chamadas”, conta Ariane Sena. Durante o carnaval de Salvador, o projeto fará três saídas na semana das festas passando pela Barra e Circuito Dodô.

Em casos de teste positivo, as equipes são orientadas a encaminhar os casos aos postos de saúde mais próximos do local, conforme esclarece Padre Alfredo. “Eu penso que é uma forma real da gente cessar essa epidemia, fazendo com que as pessoas saibam da sua condição. Quando há casos de soropositividade, a gente indica os postos de saúde mais próximos da comunidade e região. A pessoa pode escolher, conforme a sua necessidade ou conveniência”, completa.

No Rio de Janeiro, Márcio Villard, gerente da área de Educação e Mobilização Social da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, conta que os barracões das escolas de samba, tanto do primeiro grupo como do grupo de acesso, recebem preservativos e materiais educativos durante todo o ano. Mulheres voluntárias das comunidades trabalham com as escolas Salgueiro, Mangueira, Tijuca e Vila Isabel.

Durante o carnaval, as ações são realizadas no Terreirão do Samba e no Sambódobro. “Elas trabalham com material educativo e é muito interessante, porque depois a gente recebe muitas pessoas para darmos encaminhamento ao teste. Então a hashtag da campanha, #partiuteste, funciona muito bem no diálogo com essas pessoas”, explica Márcio Villard.

A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco, período chamado de janela imunológica. Além do teste oral, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a testagem laboratorial e o teste rápido de forma gratuita e anônima nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento.

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). [10]



*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de NOVA FRIBURGO RJ. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, NOVA FRIBURGO RJ, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos, NEWS LATEST LOCAL NEWSPAPPER.